Home » Notícias » Notícias Detalhes

Notícias


Mais Fotos:


LEITE: Energético – o elixir da vida
Data: 09/02/2009


Leite para formação do corpo

Em todas as atividades físicas, uma caminhada leve, uma corrida, ginástica ou esporte profissional, ter a alimentação correta representa um papel importante. Energia e fluidos são necessários para qualquer tipo de treinamento, tanto física como mentalmente, para garantir que a atividade produza bons resultados e o corpo se fortaleça. O leite é excelente em qualquer aspecto. Os aminoácidos na proteína do leite vão diretamente para os músculos, que são formados a partir das mesmas proteínas encontradas no leite de vaca. Por isso, há preparados protéicos no mercado que são fabricados a partir do leite desnatado. O leite se destaca na comparação com bebidas energéticas e para esportes, que podem conter ingredientes duvidosos do ponto de vista de treinamentos, por exemplo, cafeína e taurina. Durante a atividade física, o corpo requer quantidades adicionais de proteína, carboidratos, vitaminas e sais minerais, e tudo isso é encontrado naturalmente no leite. Muitos estudos também mostram que o leite é uma forma muito eficaz de restabelecer o equilíbrio dos fluidos.

Leite para vitalidade

O leite é produzido para formar e fortalecer o corpo. À medida que envelhecemos, alterações naturais e degeneração ocorrem na memória, no esqueleto e nos músculos. A vitamina D no leite mantém o esqueleto, enquanto a vitamina B ajuda a combater a degeneração da memória, e seus aminoácidos eficientes ajudam a manter o bom tônus muscular. O momento é oportuno para apresentar os benefícios do consumo do leite a uma população cada vez mais idosa.

Leite para fortalecimento dos ossos

A capacidade do corpo de produzir cálcio e formar a base para um esqueleto forte é maior durante a infância e a adolescência. Por esse motivo, as crianças precisam ingerir bastante cálcio para que se mantenham uma estrutura óssea saudável quando adultos. Entretanto o processo deverá estar combinado com atividade física e vitamina D proveniente do sol.
Meio litro de leite por dia durante toda a vida dá ao corpo a maior parte do cálcio de que necessita para reduzir a velocidade de descalcificação dos ossos que começa por volta dos 30 anos.

Leite para reduzir estresse

O leite baixa a pressão sangüínea e é um antiestressante, devido ao hormônio ocitocina, o qual é produzido para que a mãe consiga alimentar naturalmente seu filho. A ocitocina é formada no corpo pelo toque, quando estamos apaixonados ou quando comemos. Ela nos faz relaxar e aumentar a absorção de nutrientes pelo intestino.

Leite para manter o equilíbrio do peso

Pesquisas mostraram que os consumidores de leite são geralmente mais magros que outras pessoas e que o cálcio, especialmente o cálcio do leite, pode ajudar na perda de peso. Da mesma forma as crianças e os adolescentes com baixa ingestão de cálcio têm maior probabilidade de ficarem obesos em relação aos que consomem produtos lácteos regularmente.

Leite para proteger os dentes

O leite também é bom para saúde mental. Além do cálcio, o leite contém proteínas que ajudam a fortalecer os dentes e podem também impedir a ocorrência de caries. Além disso, o queijo fortalece o esmalte e a raiz dos dentes e ajuda na higiene bucal geral. Por isso, é uma boa idéia terminar uma refeição com queijo.


Leite para pressão sangüínea

O risco de doenças cardiovasculares e derrames são maiores em casos de pressão alta. Pesquisas mostram que uma dieta rica em frutas, legumes e produtos a base d leite desnatado reduz eficiência a pressão sangüínea.

Leite para beleza

O cabelo e a pele precisam de vitaminas e proteínas de alimentos. Os componentes saudáveis de leite limpam e cuidam da pele, e um cabelo bonito conseguido principalmente por meio de uma boa alimentação. O leite contém a mistura ideal de nutrientes vitais para um cabelo bonito e saudável: proteínas, lipídios, cálcio, vitamina A e B6, biotina (vitamina B8)e potássio.



Veja também


Centro Administrativo Praça Vinte de Setembro, 281 - Pelotas / RS
Telefone:(53) 3284 5200 - 0800 64 55 200