Home » Notícias » Notícias Detalhes

Notícias

Recoop é pauta principal da Cosulati
Data: 16/12/2020

 

Recoop é pauta principal da Cosulati

O Recoop/RS (Programa de Revitalização de Cooperativas de Produção Agropecuária) trata-se de um plano de recuperação fiscal onde consta planejamento financeiro, profissionalização da gestão administrativa, acompanhamento pelo órgão governamental da aplicação de metas a serem estabelecidas entre as partes.

A direção da Cosulati busca esta alternativa desde o ano passado, com inúmeros contatos técnicos e políticos, o que tem garantido muitas adesões. O próprio Governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), acenou positivamente ao projeto, e pediu à equipe do Palácio Piratini, celeridade na tramitação.

Durante a semana passada houve uma Audiência Pública Virtual promovida pela Comissão de Agricultura de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembléia Gaúcha, proposta pelos deputados Elton Weber (PSB) e Dr. Thiago (DEM). A reunião contou com a participação do adjunto da Secretaria Estadual de Agricultura, deputados estaduais e federais, prefeitos e vereadores da Zona Sul, e dirigentes das cooperativas que pleiteiam o refinanciamento. Da discussão ficaram dois encaminhamentos, o primeiro da realização de uma reunião com o Governador do Estado, Secretário da Fazenda, Deputados e dirigentes das cooperativistas, para ajustar algum detalhe que tenha dificultado a finalização da proposta, e dessa forma se assegure a reedição do Recoop/RS no início do ano que vem. O outro é promoção de um encontro da Assessoria Jurídica da Cosulati, deputados e a chefia do Ministério Público Estadual (MPE), com o intuito de identificar entraves na tramitação do material coletado pela auditoria interna, promovida pela Comissão de Produtores da Cosulati, eleita em Assembléia, que apontou indícios de irregularidades na administração financeira da gestão passada, o que está de posse do MP em Pelotas.

Na análise da direção da cooperativa, o estágio está avançado, e com a implantação, a Cosulati viverá um novo tempo “será possível cumprirmos as dívidas herdadas com produtores, fornecedores e funcionários, e fazer funcionar a engrenagem, com geração de renda para nossos associados e aumento de empregos na região”, afirmou Almir Mendonça, diretor administrativo da Cosulati.

Agenda presencial

Ontem (15) o deputado estadual Dr. Thiago (DEM), esteve em reunião e visitação às instalações da Fábrica da Cosulati no Capão do Leão, acompanhado dos prefeitos eleitos do Capão do Leão, Morro Redondo e Arroio do Padre. O parlamentar reafirmou a disposição de auxiliar no processo de retomada econômica da cooperativa, e disse estar comprometido na agilização da conclusão da Recoop/RS.



Veja também


Centro Administrativo Praça Vinte de Setembro, 281 - Pelotas / RS
Telefone:(53) 3284 5200 - 0800 64 55 200