Home » Notícias » Notícias Detalhes

Notícias

Assembleia aprova relatórios da Cosulati
Data: 01/10/2020

 

Assembleia aprova relatórios da Cosulati

No último dia do mês de setembro, 30, associados e associadas da Cooperativa Sul-Rio-Grandense de Latícinios (Cosulati) participaram da Assembleia Geral Extraordinária para apreciação de contas e atividades do exercício 2019, conforme exigência prevista na lei 14.030/20, que teve prorrogação de prazo, de março para setembro, em função da pandemia.

Os relatórios foram apresentados no Galpão Crioulo da Afuco (Associação dos Funcionários da Cosulati), localizada junto à Fábrica no Capão do Leão. O encontro aconteceu de forma presencial, visto a impossibilidade técnica para a realização virtual, uma vez que boa parte da zona rural tem limitação de acesso ao sinal de internet. Um protocolo com medidas sanitárias foi ajustado com a Vigilância Epidemiológica da Prefeitura Municipal do Capão do Leão, como distanciamento, aferição de temperatura, uso de máscaras, acesso aos sanitários e teto máximo de público.

Aprovados por ampla maioria, o Balanço Contábil 2019 e Relatório de Gestão, apresentados pela contadora Janice Lima, Demonstrativo de Resultados do Exercício e Parecer dos Auditores Independentes, relatados pelo auditor Antonio Paulo Nigro, parecer do Conselho Fiscal, emitido pelos conselheiros Darli Kutter e Jader Kickofel, e o Relatório de Atividades do Período de 01.10.2019 a 31.03.2020.

Segundo o parecer do auditor Antonio Paulo Nigro, da Nigro Auditores & Consultores, o período 2018-2019 foi de uma significativa redução dos custos fixos da cooperativa.

O diretor administrativo da Cosulati, Almir Mendonça, enfatizou parte das negociações e projetos que estão em andamento, como a própria adesão ao Programa de Revitalização das Cooperativas do RS (Recoop/RS), e o retorno da cooperativa ao mercado internacional. A primeira venda ao exterior desta nova era, é de 07 containeres de composto lácteo para a República do Congo, com o embarque da remessa inicial no dia 20 de outubro, e as demais até o fim do mês de novembro.

Para Almir, o ambiente de negatividade instalado na cooperativa desde o início da autoliquidação começa a mudar “temos a certeza que na assembléia do ano que vem, os números serão bem mais positivos”, afirmou o diretor.

Nova Conselheira

Para preencher a vacância que ocorreu no Conselho Fiscal da Cosulati, foi eleita pela Assembleia Geral Extraordinária, Ivonis Peter, atualmente a maior produtora de leite individual da cooperativa. Ivonis passa a compor o Conselho Fiscal, juntamente com os conselheiros Darli Kütter e Jader Kickofel. O processo de escolha foi orientado pela assessora jurídica da cooperativa, Liane Reinhardt.



Veja também


Centro Administrativo Praça Vinte de Setembro, 281 - Pelotas / RS
Telefone:(53) 3284 5200 - 0800 64 55 200