Home » Notícias » Notícias Detalhes

Notícias

Cosulati ganha apoio da Assembleia Legislativa
Data: 15/04/2020

 

Cosulati ganha apoio da Assembleia Legislativa

 

            O diretor administrativo da Cosulati Almir Mendonça e os conselheiros fiscais Darli Kutter e Jader Kickofel foram recebidos na Galpão Crioulo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, devido as medidas restritivas do COVID – 19, pelo Presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo Deputado Estadual Elton Weber – PSB, Deputado Estadual Juliano Franczak (Gaúcho da Geral) – PSD, que também integra a Frente, e pelo Secretário Geral e Presidente do PSD Pelotas Daniel Mussi.

Na pauta a apresentação de dados complementares e esclarecimentos do quadro atual da Cosulati, visando a obtenção da plena recuperação financeira da cooperativa. Uma das propostas que começou a ser debatida com a equipe técnica do Governo do Estado, depois da agenda da direção da Cosulati com o governador Eduardo Leite, é a adesão ao Recoop Gaúcho – Programa de Revitalização de Cooperativas de Produção Agropecuária, que se trata de um plano de recuperação fiscal onde consta planejamento financeiro, profissionalização da gestão administrativa, acompanhamento pelo órgão governamental da aplicação de metas a serem estabelecidas entre as partes.

O Deputado Estadual Elton Weber mostrou contentamento com o relato recebido e frisou à importância do cooperativismo para a produção gaúcha, e o que pode impactar para a zona sul do estado o reerguimento da Cosulati, tanto para os produtores como para a economia regional com o aumento da arrecadação tributária e ampliação dos postos de trabalho.

Segundo os dois parlamentares o Governador do Estado Eduardo Leite solicitou à Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo a emissão de manifestação quanto à viabilidade da adesão da Cosulati ao Recoop/ RS, o que em um primeiro momento entenderam ser favorável.

Como encaminhamento final do encontro, ficou acordado que assim que for superada a Pandemia do Coronavírus acontecerá um encontro presencial para que avancem no cronograma de trabalho.

A direção da Cosulati ainda entregou um documento reafirmando o pedido solicitado, assim como o apoio da Frente Parlamentar, o que recebeu uma boa acolhida dos parlamentares gaúchos, sentimento compartilhado por Daniel Mussi, que foi interlocutor para que a reunião fosse realizada.

 

 

 



Veja também


Centro Administrativo Praça Vinte de Setembro, 281 - Pelotas / RS
Telefone:(53) 3284 5200 - 0800 64 55 200