Home » Notícias » Notícias Detalhes

Notícias


Mais Fotos:


Meta da Cosulati é gerar mais emprego e renda
Data: 04/09/2019

 Meta da Cosulati é gerar mais emprego e renda

            Os números mantidos pela Cosulati antes da decretação da autoliquidação em 2016 podem ser retomados. Para isso é necessária uma mobilização política de lideranças regionais e estaduais. A direção tem adotado várias medidas para a reorganização administrativa, mas a fragilidade diante do endividamento herdado de gestões passadas juntamente com o assédio para que ocorra a migração de produtores da cooperativa para empresas multinacionais, desestabiliza o plano de recuperação.

 O quadro associativista é superior a 2000 cooperados, sendo no momento 400 ativos. Em 2016 o montante anual repassado aos produtores era de 120 milhões de reais, agora é de 40 milhões.

            O número de funcionários superava aos 900, nesse momento é de 226, uma redução de quase 700 postos de trabalho.

            O procura pelos produtos Danby Cosulati é contínua, visto que a marca é sinônimo de padrão de qualidade e se destaca no mercado regional, estadual e brasileiro. O grande desafio tem sido recursos para o cumprimento de obrigações financeiras com os produtores, o que possibilita o resgate de muitos que afastaram - se, o que permitirá o aumento da captação do leite, como conseqüência mais produção e receita, indispensável para enfrentar o cenário desfavorável.

A Cosulati já possuía habilitação na lista geral de exportação e para países do Mercosul, recentemente foi autorizada a abrir negociação do leite em pó com a China, reconhecimento resultante do cumprimento rigoroso das normas técnicas e pelo rendimento, consistência e sabor do produto, que é comercializado em vários estados do país principalmente os da região sudeste.

            As agendas políticas são permanentes, mas até o presente momento não surtiram efeito. O impacto social e econômico da região com a diminuição da cooperativa tem reflexo na vida de produtores associados, arrecadação de impostos de prefeituras e na extinção significativa de vagas de empregos.

            Com uma marca consolidada no cenário nacional, localizada estrategicamente para o transporte de cargas com a utilização do Porto de Rio Grande, recebedora de um leite de excelência entregue pelos produtores da região e com uma equipe de colaboradores altamente qualificada, o que falta para a Cosulati reassumir sua posição pujante é uma decisão favorável de pleitos que tem sido encaminhados a diversas autoridades políticas. O resultado vai ser uma cooperativa compromissada com a região, geradora de mais renda para o meio rural, tributos para os municípios e empregos para os trabalhadores da zona sul.



Veja também


Centro Administrativo Praça Vinte de Setembro, 281 - Pelotas / RS
Telefone:(53) 3284 5200 - 0800 64 55 200