Home » Notícias » Notícias Detalhes

Notícias

Fim da greve na Cosulati
Data: 03/06/2019

 

Fim da greve na Cosulati

             O movimento de paralisação dos trabalhadores da fábrica da Cosulati iniciado na última sexta – feira dia 31 de maio terminou nessa segunda – feira (03). Pela manhã houve convocação de Assembléia Geral de Produtores para avaliar o quadro, perto das 11h foi à vez da direção da cooperativa, conselho fiscal e produtores sentarem à mesa com comissão de funcionários e sindicato. Por quase duas horas as partes prestaram esclarecimentos, houve apresentação da pauta e argumentações.

            A última etapa de negociação começou às 14h em um encontro de conciliação determinado pelo desembargador do TRT/RS Ricardo Fraga e mediada pelo juiz da 1ª Vara da Justiça do Trabalho de Pelotas Daniel Voltan, ficaram definidas as seguintes cláusulas

1.      A Cosulati reconhece a comissão eleita de trabalhadores composta por um representante de cada setor, em um total de 13.

2.      A comissão vai indicar três membros para participar das reuniões com as cooperativas parceiras, podendo participar, mas sem ter um caráter decisório e nas assembléias de produtores como assistentes.

3.      A Cosulati vai intensificar esforços para retomar o recebimento de leite de cooperativas parceiras e produtores cooperativados, a comissão de funcionários vai participar.

4.      A Cosulati assegura garantia de emprego por 60 dias aos empregados “chão de fábrica” e por 120 dias aos membros eleitos da comissão de trabalhadores.

5.      Enquanto não for possível a regularização do calendário legal de pagamento os salários serão pagos da seguinte forma: até o dia 15 de junho será pago o adiantamento quinzenal de 40% do mês de maio e até o 25 o restante, nos dois meses subseqüentes o adiantamento será pago até o dia 10 do mês seguinte e o saldo até o dia 25, posteriormente as datas serão negociadas com o objetivo do cumprimento dentro do prazo previsto em lei.

6.      A cooperativa assume o compromisso de não efetuar o desconto dos dias parados.

 

Por último, a pauta acordada foi apreciada nas assembléias de produtores e trabalhadores e houve aprovação. O retorno das atividades dentro da normalidade acontece nessa terça – feira(04) pela manhã.



Veja também


Centro Administrativo Praça Vinte de Setembro, 281 - Pelotas / RS
Telefone:(53) 3284 5200 - 0800 64 55 200